Dica financeira:

Comprar com desconto é ótimo,

mas só se for algo que você já ia

comprar. Cupom bom é aquele

que ajuda a economizar, não a gastar mais.

Parecer
Atuarial

Introdução

O presente parecer atuarial tem por objetivo apresentar os resultados da avaliação atuarial de encerramento do exercício do Plano de Benefícios Randonprev, CNPB 1994000211, estruturado na modalidade de Contribuição Variável, e administrado pelo(a) RANDONPREV – Fundo de Pensão (Entidade), em atendimento à legislação vigente.

A referida avaliação atuarial levou em consideração as informações de participantes e assistidos fornecidas pela Entidade, assim como outras informações necessárias, conforme apresentado neste parecer atuarial.

Para fins desta avaliação atuarial foi adotada como data do cadastro 31/07/2024 e como data da avaliação atuarial 31/12/2024.

São patrocinadoras do Plano as empresas referidas no item a seguir.

Patrocinadoras

CNPJRazão Social
87.505.442/0001-78ASSOCIACAO ESPORTIVA E RECREATIVA SER RANDON
11.476.673/0001-39BANCO RANDON S.A.
00.668.790/0001-88CAIXA DE ASSISTENCIA SISTEMA SAUDE INTEGRAL
08.304.706/0001-59CASTERTECH FUNDICAO E TECNOLOGIA LTDA
48.344.780/0001-13 CASTERTECH MOGI GUACU LTDA
73.270.605/0001-76CASTERTECH USINAGEM E TECNOLOGIA LTDA
38.946.742/0001-87CONEXO SERVIÇOS DIGITAIS E COWORKING LTDA
89.280.960/0001-66COOPERATIVA DE ECONOMIA E CREDITO MUTUO DOS EMPREGADOS DAS EMPRESAS RANDON
39.467.936/0001-62CTR - CENTRO TECNOLÓGICO RANDON
94.800.018/0001-11DRAMD PARTICIPACOES E ADMINISTRACAO LTDA
88.610.126/0001-29FRAS-LE S.A.
90.492.695/0001-69FREIOS CONTROIL LTDA
46.958.708/0001-50FUNDITUBA INDÚSTRIA METALÚRGICA LTDA
05.768.706/0001-11INSTITUTO ELISABETHA RANDON
22.579.428/0001-73INSTITUTO HERCILIO RANDON
00.843.966/0001-90JOST BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA
17.310.380/0001-63JURID DO BRASIL SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA
90.852.914/0001-73MASTER SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA
04.156.194/0001-70NAKATA AUTOMOTIVA LTDA
00.192.260/0476-89NILVA THEREZINHA RANDON
43.475.030/0001-67NIONE LTDA
91.108.027/0001-58RANDON ADMINISTRADORA DE CONSORCIOS LTDA
40.646.948/0001-33RANDON AUTTOM AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA LTDA
88.583.547/0001-08RANDON CORRETORA DE SEGUROS LTDA
09.479.233/0001-93RANDON IMPLEMENTOS PARA O TRANSPORTE LTDA.
32.169.927/0001-46RANDON MESSIAS IMPLEM PARA TRANSPORTE LTDA
89.086.144/0001-16RANDON S.A. IMPLEMENTOS E PARTICIPACOES
39.998.686/0001-97RANDON AUTTOM LTDA
33.204.183/0001-16RANDON TRIEL HT IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS LTDA
31.153.393/0001-05RANDON VEICULOS LTDA.
00.016.905/0001-50RANDONPREV FUNDO DE PENSAO
34.023.483/0001-61RAR INDUSTRIA E COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA
94.789.468/0001-50RASIP ALIMENTOS LTDA
41.534.136/0001-69RAVI MEDICINA CORPORATIVA LTDA
52.537.425/0001-38SUSPENSYS MOGI GUACU LTDA
45.485.701/0001-04VENICE IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS LTDA

Nos termos do(s) convênio(s) de adesão vigente(s), as patrocinadoras são solidárias entre si no que concerne às obrigações referentes à cobertura de benefícios oferecidos aos participantes e respectivos beneficiários do Plano de Benefícios Randonprev.

Informações relevantes adicionais

A avaliação atuarial à qual se refere este parecer reflete o regulamento aprovado pelo(a) Portaria nº 347, de 20/04/2023, publicada no D.O.U. de 26/04/2023.

Qualidade da Base Cadastral

A WTW efetuou análise na base de dados com a finalidade de identificar eventuais distorções, não assegurando que todas as distorções foram detectadas e sanadas. 


Após a análise dos dados pela WTW e correções feitas pela Entidade e/ou por sua(s) patrocinadora(s), foi considerado que os dados estavam suficientemente completos, não havendo necessidade de qualquer ajuste para realização da avaliação atuarial.


A responsabilidade sobre a veracidade e completitude das informações prestadas é inteiramente das patrocinadoras, do administrador do plano e de seus respectivos representantes legais, não cabendo ao atuário qualquer responsabilidade sobre as informações prestadas.

Estatísticas

As estatísticas a seguir estão posicionadas na data-base do cadastro (31/07/2024), e se referem à totalidade dos participantes e assistidos do Plano, uma vez que as patrocinadoras são solidárias.

Participantes ativos

Ativos
0
Autopatrocinados
0
BPD
0

36 anos

Idade Média

6 anos

Tempo de serviço médio

5 anos

Tempo de contribuição médio

24 anos

Tempo de serviço futuro médio

R$ 843.675.587

Folha anual de salário

Nota: apenas a quantidade inclui os que estão em aguardo do benefício proporcional diferido bem como os benefícios proporcionais diferidos presumidos. As demais estatísticas se referem apenas a ativos e autopatrocinados.

Assistidos

Aposentadoria normal

Aposentadoria antecipada

BPD Recebendo

Aposentadoria por invalidez

Pensão por morte

Observamos que, com relação à pensão por morte, foi considerada a quantidade de benefícios concedidos referente ao número de grupos familiares.

(*) As informações foram suprimidas deste parecer por estarem associadas a um grupo pequeno de participantes, com o objetivo de preservar a confidencialidade dos dados.

Hipóteses e Métodos Atuariais

O conjunto de hipóteses e métodos atuariais adotados nos cálculos atuariais resultou de um processo de interação entre a WTW e a Entidade conforme determinam as redações da Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018, e da Resolução Previc nº 23, de 14/08/2023.

 

Para a apuração das provisões matemáticas e dos custos foram utilizadas as seguintes hipóteses e métodos atuariais:

20242023
Indexador do Plano (Reajuste dos Benefícios)Cotas do PatrimônioCotas do Patrimônio
Taxa Real Anual de Juros (%)4,154,15
Projeção de Crescimento Real de Salário (%)3,003,00
Fator de Determinação Valor Real ao Longo do Tempo Salários (%)100100
Fator de Determinação Valor Real ao Longo do Tempo Ben Entidade (%)N/AN/A
Hipótese sobre Rotatividade (Percentual)Experiência Randonprev 2019-2021Experiência Randonprev 2019-2021
Tábua de Mortalidade GeralAT-2000, Segregada por SexoAT-2000, Segregada por Sexo
Tábua de Mortalidade de InválidosRRB-1983RRB-1983
Tábua de Entrada em InvalidezRRB-1944 modificadaRRB-1944 modificada
Hipótese sobre Composição de Família de PensionistasN/AN/A
Probabilidade de Opção pelos InstitutosBPD: 9%
Resgate: 87%
Portabilidade: 4%
BPD: 9%
Resgate: 87%
Portabilidade: 4%
Hipótese de Entrada em Aposentadoria100% na aposentadoria normal100% na aposentadoria normal

Foi realizado em 14/11/2022 estudo técnico de adequação das hipóteses atuariais para atender os dispositivos previstos nas bases técnicas constantes nas redações da Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018, e da Instrução Normativa nº 33, de 23/10/2020 (válida até 31/08/2023).

 

A seguir descrevemos algumas razões para a seleção das principais hipóteses.

Taxa real anual de juros

A taxa real anual de juros, utilizada para trazer a valor presente os pagamentos dos benefícios definidos, conforme determinam a Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018, a Resolução Previc nº 23, de 14/08/2023, a Portaria Previc nº 835, de 01/12/2020, e a Portaria Previc nº 308, de 25/04/2024, deve ser justificada pela entidade fechada de previdência complementar com base em estudos técnicos que demonstrem a convergência entre a hipótese da taxa real anual de juros e a taxa de retorno anual projetada para as aplicações dos recursos garantidores relacionados aos benefícios a conceder e concedidos que tenham seu valor ou nível previamente estabelecido e cujo custeio seja determinado atuarialmente.

 

A WTW foi contratada para realização do estudo e utilizou, conforme disposto nas normas aplicáveis, os fluxos de benefícios e contribuições do plano de 31/12/2023, elaborados com base nas hipóteses constantes no Parecer Atuarial de 2023 e segundo as regras do plano de benefícios estabelecidas no regulamento vigente em 31/12/2023.

 

Quando apurada a TIR dos passivos, foi obtido, com nível de confiança de 100%, suporte para a adoção da taxa real anual de juros de 4,15% para o Plano de Benefícios Randonprev. Essa taxa está dentro do intervalo indicado pela Portaria Previc nº 308/2024 para esse plano (limite inferior: 3,26% a.a. e limite superior: 5,06% a.a.).

 

Sendo assim, a Entidade e a(s) patrocinadora(s) do Plano de Benefícios Randonprev optaram por utilizar a taxa real anual de juros de 4,15% na avaliação atuarial de 2024.

 

Esse estudo deve ser aprovado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo da Entidade e acompanhado de parecer emitido pelo Conselho Fiscal da Entidade.

Projeção do crescimento real de salário

A taxa de projeção do crescimento real de salário deve ser baseada na política de recursos humanos de longo prazo dos patrocinadores do plano de benefícios de modo a refletir o aumento real médio de salário que as empresas estimam que um empregado tenha ao longo de toda a sua carreira.


A WTW, responsável pela avaliação atuarial do Plano de Benefícios Randonprev, realizou, em 14/11/2022, o estudo técnico de adequação da hipótese de projeção do crescimento real de salários para atender aos dispositivos previstos nas bases técnicas da Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018, e da Instrução Normativa nº 33, de 23/10/2020 (válida até 31/08/2023).


A hipótese de projeção do crescimento real de salário adotada nesta avaliação reflete o resultado desse estudo.

Fator de determinação do valor real ao longo do tempo

Fator aplicado sobre os salários e benefícios, a fim de determinar um valor médio e constante, em termos reais, durante o período de um ano. Isso significa que, nas projeções de longo prazo, haverá uma perda do poder aquisitivo dos salários e benefícios.


Esse fator é calculado em função do nível de inflação estimado no longo prazo e do número de reajustes que ocorrerão durante o período de 12 meses. A projeção de inflação definida pelo Comitê de Investimentos local da WTW em 2024 para a inflação oficial, medida pelo IPCA, considerou um horizonte de tempo de 10 anos e é de 3,50% a.a., indicando a adoção da hipótese do fator de determinação do valor real ao longo do tempo de 98%.


O Comitê de Investimentos local da WTW utiliza o IPCA por ser o índice oficial do país, mais amplamente discutido e projetado.


Essa hipótese é revista anualmente com base na estimativa de inflação de longo prazo do Comitê de Investimentos local da WTW.


A adoção de um fator de 100% reflete a opção por se utilizar valores nominais no processo de avaliação atuarial, independente da inflação.

Hipóteses Biométricas e Demográficas

As tábuas biométricas e demográficas são instrumentos que permitem medir as probabilidades de ocorrência de eventos, como morte, invalidez e desligamento de uma população em função da idade e do sexo. 

 

Essas tábuas são selecionadas dentre um conjunto de tábuas geralmente aceitas no Brasil para a avaliação dos compromissos com benefícios de longo prazo.

 

A escolha da tábua de mortalidade que melhor se ajuste ao perfil dos participantes dos planos de benefícios tem sido um assunto amplamente discutido nos últimos anos pelas empresas. Atualmente não existem tábuas brasileiras que representem a mortalidade de participantes dos fundos de pensão no Brasil. 

 

As hipóteses biométricas e demográficas utilizadas nesta avaliação são as indicadas no estudo de aderência de hipóteses atuariais realizado em 14/11/2022 pela WTW.

Regime Financeiro e Métodos Atuariais

BenefícioRegimeModo de Financiamento
Aposentadoria AntecipadaCapitalizaçãoCapitalização Financeira
Aposentadoria NormalCapitalizaçãoCapitalização Financeira
Aposentadoria por Invalidez TotalCapitalizaçãoSistema Misto
Benefício AdicionalCapitalizaçãoCapitalização Financeira
Benefício EspecialCapitalizaçãoCapitalização Financeira
Benefício MínimoCapitalizaçãoCrédito Unitário
Benefício ProporcionalCapitalizaçãoCapitalização Financeira
Pensão por MorteCapitalizaçãoSistema Misto

Comentários sobre métodos atuariais

O método atuarial adotado gera custos ligeiramente crescentes, porém esse efeito pode ser minimizado, ou mesmo anulado, caso haja um afluxo suficiente de novos empregados. 

 

O(s) método(s) de financiamento é(são) adequado(s) à natureza do plano e atende(m) ao limite mínimo estabelecido na Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018.

Patrimônio Social

Com base no balancete/relatório do(a) Plano de Benefícios Randonprev de 31/12/2024, o Patrimônio Social é de R$ 582.041.853,47.

A Randonprev informou que todos os seus títulos estão enquadrados na categoria “Títulos para Negociação”.

A WTW não efetuou qualquer análise sobre a qualidade dos ativos que compõem o Patrimônio Social, bem como sobre os saldos de conta individuais do Plano de Benefícios ora avaliado, tendo se baseado na informação fornecida pela Entidade.

Patrimônio de Cobertura do Plano, Provisões Matemáticas e Fundos

Com base nos dados cadastrais, utilizando as hipóteses e os métodos anteriormente mencionados, certificamos que a composição do Patrimônio de Cobertura do Plano, das Provisões Matemáticas e dos Fundos, em 31/12/2024, é a seguinte:

Posição Financeira em 31/12/2024R$
2.03 Patrimônio SocialR$ 582.041.853,47
2.03.01 Patrimônio de Cobertura do PlanoR$ 576.567.441,68
2.03.01.01 Provisões MatemáticasR$ 576.567.441,68
2.03.01.01.01 Benefícios ConcedidosR$ 289.670.437,47
2.03.01.01.01.01 Contribuição DefinidaR$ 289.670.437,47
2.03.01.01.01.01.01 Saldo de Conta dos Assistidos - ConstituídoR$ 289.670.437,47
2.03.01.01.01.02 Benefício Definido Estruturado em Regime de CapitalizaçãoR$-
2.03.01.01.01.02.01 Valor Atual dos Benefícios Futuros Programados - AssistidosR$-
2.03.01.01.01.02.02 Valor Atual dos Benefícios Futuros Não Programados - AssistidosR$-
2.03.01.01.02 Benefícios a ConcederR$ 286.897.004,21
2.03.01.01.02.01 Contribuição DefinidaR$ 275.363.291,21
2.03.01.01.02.01.01 Saldo de Contas - Parcela Patrocinador(es) / Instituidor(es)R$ 91.938.120,60
2.03.01.01.02.01.02 Saldo de Contas - Parcela Constituída pelos ParticipantesR$ 174.490.258,39
2.03.01.01.02.01.03 Saldo de Contas - Parcela Participantes Portada de EFPCR$ 4.589.052,96
2.03.01.01.02.01.04 Saldo de Contas - Parcela Participantes Portada de EAPCR$ 4.345.859,26
2.03.01.01.02.02 Benefício Definido Estruturado em Regime de Capitalização ProgramadoR$ 9.013.972,00
2.03.01.01.02.02.01 Valor Atual dos Benefícios Futuros ProgramadosR$ 16.105.542,00
2.03.01.01.02.02.02 (-) Valor Atual das Contribuições Futuras dos PatrocinadoresR$ (7.091.570,00)
2.03.01.01.02.02.03 (-) Valor Atual das Contribuições Futuras dos ParticipantesR$-
2.03.01.01.02.03 Benefício Definido Estruturado em Regime de Capitalização Não ProgramadoR$ 2.519.741,00
2.03.01.01.02.03.01 Valor Atual dos Benefícios Futuros Não ProgramadosR$ 4.457.141,00
2.03.01.01.02.03.02 (-) Valor Atual das Contribuições Futuras dos PatrocinadoresR$ (1.937.400,00)
2.03.01.01.02.03.03 (-) Valor Atual das Contribuições Futuras dos ParticipantesR$-
2.03.01.01.03 (-) Provisões Matemáticas a ConstituirR$-
2.03.01.01.03.01 (-) Serviço PassadoR$-
2.03.01.01.03.01.01 (-) Patrocinador(es)R$-
2.03.01.01.03.01.02 (-) ParticipantesR$-
2.03.01.01.03.02 (-) Equacionamento de Déficit a IntegralizarR$-
2.03.01.01.03.02.01 (-) Patrocinador(es)R$-
2.03.01.01.03.02.02 (-) ParticipantesR$-
2.03.01.01.03.02.03 (-) AssistidosR$-
2.03.01.01.03.03 (+/-) Por Ajustes das Contribuições ExtraordináriasR$-
2.03.01.01.03.03.01 (+/-) Patrocinador(es)R$-
2.03.01.01.03.03.02 (-) ParticipantesR$-
2.03.01.01.03.03.03 (-) AssistidosR$-
2.03.01.02 Equilíbrio TécnicoR$-
2.03.01.02.01 Resultados RealizadosR$-
2.03.01.02.01.01 Superávit Técnico AcumuladoR$-
2.03.01.02.01.01.01 Reserva de ContingênciaR$-
2.03.01.02.01.01.02 Reserva Especial para Revisão de PlanoR$-
2.03.01.02.01.02 (-) Déficit Técnico AcumuladoR$-
2.03.01.02.02 Resultados a RealizarR$-
2.03.02 FundosR$ 5.474.411,79
2.03.02.01 Fundos PrevidenciaisR$ 3.449.263,38
2.03.02.01.01 Reversão de Saldo por Exigência RegulamentarR$ 3.449.263,38
2.03.02.01.02 Revisão de PlanoR$-
2.03.02.01.02.01 Revisão de Plano – Participantes 2018R$-
2.03.02.01.02.02 Revisão de Plano – Patrocinador 2018R$-
2.03.02.01.03 Outros - Previsto em Nota Técnica AtuarialR$-
2.03.02.01.03.01 Fundo Previdencial - Outros Previstos em NTAR$-
2.03.02.02 Fundos AdministrativosR$ 2.025.148,41
2.03.02.02.01 Plano de Gestão AdministrativaR$ 2.025.148,41
2.03.02.02.02 Participação no Fundo Administrativo PGAR$-
2.03.02.03 Fundos para Garantia das Operações com ParticipantesR$-
Operações Contratadas em 31/12/2024R$
1.02.01.01.04.02 Serviço Passado ContratadoR$-
1.02.01.01.04.03 Déficit Técnico ContratadoR$-

Duração do Passivo do Plano de Benefícios

A duração do passivo é de 9,2292 anos (111 meses) e foi apurada com base nos resultados desta avaliação atuarial adotando a metodologia definida pela Previc na Resolução Previc nº 23, de 14/08/2023, após preenchimento, pela Entidade, dos fluxos de pagamentos de benefícios do plano, líquidos de contribuições incidentes sobre esses benefícios, no Sistema Venturo do site da Previc.

Ajuste de Precificação

O valor do Ajuste de Precificação corresponde à diferença entre o valor dos títulos públicos federais atrelados a índice de preços classificados na categoria títulos mantidos até o vencimento, calculado considerando a taxa de juros real anual utilizada na respectiva avaliação atuarial (4,15% a.a.), e o valor contábil desses títulos.


Conforme disposto na Resolução CNPC nº 30, de 10/10/2018, o valor do ajuste de precificação, positivo ou negativo, será deduzido ou acrescido, respectivamente, para fins de equacionamento do deficit. E no caso de distribuição de superavit, o valor do ajuste de precificação, quando negativo, será deduzido do valor a ser distribuído.


Como o plano não possui títulos públicos federais atrelados a índice de preços classificados na categoria títulos mantidos até o vencimento, não há Ajuste de Precificação

Apuração do Equilíbrio Técnico AjustadoValores em R$
a) Resultado Realizado(1.457.585,56)
a.1) Superavit Técnico Acumulado0,00
a.2) Deficit Técnico Acumulado(1.457.585,56)
b) Ajuste de Precificação-
c) (+/-) Equilíbrio Técnico Ajustado = (a + b)(1.457.585,56)

Limite de Equacionamento de Deficit

De acordo com o Art. 29º da Resolução CNPC nº 30/2018 deverá ser elaborado e aprovado um plano de equacionamento até o final do exercício subsequente, se o deficit for superior ao limite calculado pela seguinte fórmula:

Limite de Deficit Técnico Acumulado = 1% x (duração do passivo do plano – 4) x Provisões Matemáticas

DuraçãoLimite pela fórmula %Provisões MatemáticasLimite do Deficit
9,22921% x (9,2292 – 4) = 5,2292%11.533.713,00603.120,92

Ressaltamos que, para esse cálculo, Provisões Matemáticas são aquelas cujo valor ou nível seja previamente estabelecido e cujo custeio seja determinado atuarialmente, de forma a assegurar sua concessão e manutenção, deduzidas as respectivas provisões matemáticas a constituir.

Valores em R$
Equilíbrio Técnico Ajustado(1.457.585,56)
Limite do Deficit603.120,92
Parcela do Deficit superior ao Limite(854.464,64)
Ajuste conforme §2º do Art. 29 da Resolução CNPC nº 30/20180,00
Deficit Equacionado 2024 Ajustado(1.457.585,56)
Deficit Técnico Acumulado-

De acordo com o §2º do Art. 29 da Resolução CNPC nº 30/2018, o plano de equacionamento deverá contemplar, ao menos, o resultado deficitário acumulado apurado no exercício que ultrapassar o limite de déficit, não podendo ser inferior a 1% (um por cento) das provisões matemáticas, que representa R$ 115.337,13 em 31/12/2024.

 

Assim, por decisão do Conselho da Entidade, optou-se por abater a totalidade do déficit técnico correspondente a R$ 1.457.585,56 por meio da reversão da totalidade dos Fundos de Revisão de Patrocinadora e Participante nos valores de R$ 682.936,34 e R$ 432.492,70, respectivamente, e de parte do Fundo de Reversão de Saldo no valor de R$ 342.156,52.

Regras de constituição e reversão dos fundos previdenciais

O Fundo Reversão de Saldo por Exigência Regulamentar (Fundo de Reversão de Contribuições) é constituído pela parte da Conta Patrocinadora que não foi considerada no cálculo dos benefícios do plano e poderá ser utilizado para reduzir as contribuições futuras das patrocinadoras. Em 31/12/2024 foi revertido deste fundo o valor de R$.342.156,52 para abater o déficit técnico remanescente.


A Randonprev, em função da revisão obrigatória do Plano de Benefícios Randonprev, nos termos da Resolução CNPC nº 26/2008, vigente em 31/12/2018, constituiu em 31/12/2018 os fundos previdenciais “Patrocinadoras 2018” e “Participantes 2018”. Esses fundos foram constituídos considerando a totalidade dos recursos da reserva especial de 31/12/2018.


Para destinação da reserva especial de 31/12/2018 foi adotada a proporção das contribuições normais, para custeio dos benefícios estruturados na modalidade de benefício definido, efetuadas pelas patrocinadoras e autopatrocinados durante o período em que foi constituída a reserva especial, ou seja, 2016, 2017 e 2018, a saber: 1,88% para participantes e 98,12% para as patrocinadoras.


O Fundo Previdencial “Revisão de Plano Patrocinadoras 2018” foi constituído com 98,12% da reserva especial de 31/12/2018 e será atribuído às patrocinadoras do Plano de Benefícios Randonprev da Randonprev. O valor que cabe a cada patrocinadora será apurado considerando a proporção das provisões matemáticas de cada patrocinadora em relação às provisões matemáticas totais do plano, estruturadas na modalidade de benefício definido, posicionadas em 31/12/2018.


O Fundo Previdencial “Revisão de Plano Participantes 2018” foi constituído com 1,88% da reserva especial de 31/12/2018 e atribuído aos participantes ativos, autopatrocinados e assistidos na forma prevista na Resolução n° 26/2008, vigente em 31/12/2018. Esse fundo será segregado entre os participantes ativos, autopatrocinados e assistidos existentes em 31/12/2018 na proporção das suas provisões matemáticas individuais, estruturadas na modalidade de benefício definido.


O Fundo Previdencial “Revisão de Plano – Participantes 2018” tem como finalidade a redução da contribuição básica dos participantes contribuintes.

Esses fundos são atualizados pelo retorno dos investimentos desde o mês subsequente ao das suas constituições.

Em 31/12/2024, fez-se necessária a reversão de R$ 682.936,34 do Fundo Previdencial – Revisão de Plano de Patrocinadora e de R$ 432.492,70 do Fundo Previdencial – Revisão de Plano de Participante para abater o déficit técnico. Os referidos fundos foram utilizados nas suas totalidades. 

Rentabilidade do Plano

O retorno dos investimentos de 2024 informado pela Entidade equivale a 6,43%. Esse percentual líquido da inflação anual de 4,77% (variação do INPC/IBGE no ano de 2024) resulta em uma rentabilidade de 1,58%, que é inferior à hipótese da taxa real anual de juros de 4,15% a.a. utilizada na avaliação atuarial de 2023. Por ser a taxa real anual de juros uma premissa de longo prazo, a divergência observada não justifica qualquer inferência sobre o ocorrido, entretanto, o monitoramento dessa hipótese está sendo feito anualmente na forma estabelecida na legislação vigente.


A rentabilidade do Plano demonstrada é referente apenas à parcela de benefício definido do plano.

Variação das Provisões Matemáticas

O quadro a seguir apresenta um resumo do passivo atuarial de Benefício Definido encerrado em 31/12/2024 comparado com o correspondente passivo atuarial encerrado em 31/12/2023 evoluído pelo método de recorrência para 31/12/2024. 

Valores em R$Evoluído para 31/12/2024Reavaliado em 31/12/2024Variação em %
Passivo Atuarial9.820.706,6811.533.713,0017,44
Benefícios a Conceder9.820.706,6811.533.713,0017,44

Comparando o Passivo Atuarial reavaliado no exercício encerrado no valor de R$ 11.533.713,00 com o do exercício anterior evoluído para 31/12/2024, a variação encontrada é de 17,44%.

 

O passivo atuarial de Benefícios a Conceder aumentou, quando comparado com o passivo evoluído, devido à experiência da população, onde observou-se um aumento salarial real acima da hipótese de crescimento salarial adotada, além de mudanças nos percentuais de contribuição básica de participante.


Tendo em vista a natureza do plano de benefícios, a manutenção das hipóteses atuariais, e a movimentação da massa de participantes, consideramos aceitáveis as variações ocorridas

Principais riscos atuariais

Os riscos atuariais são monitorados através de estudos regulares de aderência de hipóteses, conforme legislação vigente, e podem ser mitigados através da adequação das hipóteses aos resultados desses estudos. As hipóteses que causam maior impacto são: taxa real anual de juros, tábua de mortalidade geral, crescimento real de salários e rotatividade.

Soluções para Insuficiência de Cobertura

Não há insuficiência de cobertura em 31/12/2024, uma vez que o deficit técnico foi abatido na sua totalidade, conforme decisão do Conselho da Entidade. O abatimento se deu por meio da reversão dos Fundos de Revisão de Plano (Participante e Patrocinadora) nas suas totalidades e de parte do Fundo de Reversão de Saldo.

Variação do resultado

Em 31/12/2023 o plano apresentou um superavit técnico de R$ 1.981.061,31 e em 31/12/2024 um déficit técnico de 1.457.585,56.

Natureza do resultado

O surgimento da insuficiência do Plano de Benefícios ocorreu no exercício de 2024 devido às oscilações desfavoráveis do patrimônio e ao aumento do passivo atuarial.

Plano de Custeio

Patrocinadoras

De acordo com a Lei Complementar nº 109/2001, as patrocinadoras deverão efetuar, a partir de 01/01/2025:


  • Contribuições mensais normais equivalentes a 0,13% da folha de salários de participantes, do plano, correspondentes ao custo normal;
Custo do Ano (%)
Benefício Mínimo - Aposentadoria e BPD0,09%
Invalidez e Morte0,04%
Total0,13%
  • Contribuições definidas no regulamento estimadas em 0,94% da folha de salários de participantes correspondente à contribuição normal e 0,0016% correspondente à contribuição especial, tomando por base os dados cadastrais posicionados em 31/07/2024.

 

Em 2025, o custeio para as despesas administrativas será feito através das contribuições estimadas em 0,80% da folha de salários de participantes.

Participantes

As contribuições mensais dos participantes deverão ser praticadas conforme previsto no Regulamento do plano, que foram estimadas em 31/12/2024 em 0,50% da folha de salários dos participantes correspondente à contribuição básica, tomando por base os dados cadastrais posicionados em 31/07/2024.

Autopatrocinados

Os participantes autopatrocinados deverão efetuar as contribuições de participantes e patrocinadoras definidas no regulamento, além da contribuição de 0,13% do salário de participação para cobertura dos benefícios de risco e benefício mínimo.


Adicionalmente, os participantes autopatrocinados efetuarão contribuições para custeio das despesas administrativas estimadas em 0,80% da folha de salários de participantes.

Benefícios Proporcionais Diferidos

Os participantes que estão em aguardo do recebimento do benefício proporcional diferido efetuarão contribuições para custeio das despesas administrativas estimadas em 0,80% da folha de salários de participantes.

Fontes dos Recursos e vigência do plano de custeio

A seguir temos os valores estimados das contribuições a serem realizadas para o plano de benefícios por participantes, assistidos e patrocinadores, em reais e em percentual da folha de participação.

Data início vigência do plano de custeio 01/04/2025PatrocinadorParticipante
Valor Custeio Normal (R$)8.864.908,004.180.169,64
Taxa Custeio Normal1,07%0,50%
Tipo Custeio Extraordinário--
Valor Custeio Extraordinário (R$)--
Taxa Custeio Extraordinário--
Tipo Utilização Fundos--
Valor Utilização Fundos (R$)--

Se for necessário, o Fundo Reversão de Saldo por Exigência Regulamentar (Fundo de Reversão de Contribuições), poderá ser utilizado para a redução das contribuições normais das patrocinadoras para os benefícios de risco (parcela BD) e as definidas no Regulamento do Plano (parcela CD).


Tendo em vista a natureza do plano de benefícios e a vinculação, nesse tipo de plano, da contribuição patronal com os fatos efetivamente ocorridos tais como salários realmente pagos, contribuições realizadas pelos participantes e índice de adesão ao plano, as taxas de contribuição definida apresentadas neste parecer são estimativas, podendo, portanto, deixar de coincidir com as taxas efetivamente praticadas.

Conclusão

Face ao exposto, na qualidade de atuários responsáveis pela avaliação atuarial anual regular do Plano de Benefícios Randonprev da Entidade, informamos que o plano está financeiramente equilibrado em conformidade com os princípios atuariais geralmente aceitos.


As provisões matemáticas apresentadas neste parecer são estimativas e baseadas em premissas sobre eventos futuros. Determinadas regras do plano, julgadas imateriais do ponto de vista atuarial, não são avaliadas. Outras regras são calculadas por aproximação na avaliação atuarial para apuração dos compromissos do plano. A WTW adota aproximações em seus cálculos que, de acordo com sua avaliação, não resultam em diferença expressiva em relação aos resultados que seriam obtidos usando cálculos mais detalhados ou dados mais precisos. 


As premissas atuariais adotadas foram determinadas através de estudos técnicos de adequação elaborados conforme a legislação vigente à época dos estudos e tais estudos são considerados válidos para a avaliação atuarial tratada neste parecer. 


Futuras avaliações atuariais podem apresentar resultados diferentes dos registrados neste parecer devido a diversos fatores, dentre eles destacamos: experiência do plano diferente da prevista nas premissas econômicas ou demográficas; alteração nas premissas econômicas ou demográficas; mudança nas regras do plano e/ou na legislação; e eventos significativos ocorridos na(s) patrocinadora(s), tais como reestruturações, aquisições e alienações. Os resultados apresentados neste parecer estão diretamente vinculados à precisão e integridade dos dados e informações de responsabilidade da entidade e sua(s) patrocinadora(s). 


Este parecer atuarial foi elaborado com o propósito de apresentar os resultados da avaliação atuarial do Plano em 31/12/2024 à Entidade, ao(s) patrocinador(es) do Plano, seus participantes e assistidos. Este documento não se destina ou deve ser utilizado para outros fins. Qualquer outro destinatário será considerado como tendo concordado que a WTW tem responsabilidade apenas com o contratante dessa avaliação atuarial em relação a todas as questões relativas a este documento, e se basear neste documento não resultará na criação de qualquer direito ou responsabilidade pela WTW. 


Rio de Janeiro, 21 de fevereiro de 2025.


Natasha Ayres

MIBA nº 930


Priscila dos Santos Abonante

MIBA nº 2.270